segunda-feira, 1 de outubro de 2012

9º ano - Dissertação
A proposta era que os alunos se posicionassem acerca da seguinte questão: O que esperar do Rio + 20: soluções efetivas ou mais hipocrisia ambiental? Eles levantaram fatos, dados, exemplos que levassem seus textos dissertativos (15 a 30 linhas) a ir além do senso comum.

O Guindaste do Mundo erguendo o Planeta!
Júlia de Oliveira Hajar – 9º A
              Desenvolvimento Sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das gerações futuras. Com isso, podemos ver que há inúmeras organizações trabalhando com esse tema, que é de extrema importância.
              A ONU (Organização das Nações Unidas) trabalha com a sustentabilidade há anos, fazendo diversas conferências pelo mundo, visando a solucionar problemas da humanidade e da natureza. A próxima conferência será no Brasil e é conhecida como Rio+20. A questão de muitos é: evoluiremos ou tudo não passará de uma farsa?
              Não adianta o governo apenas pensar e discutir o assunto se ninguém tomar uma providência. Depois do novo Código Florestal, nada devemos esperar que mude, porém a esperança é a última que morre. É possível que a ONU ajude o Brasil a ir para frente, mas nada é garantido.
              Portanto, o desenvolvimento sustentável do Brasil renderá, se o governo da presidente Dilma Rousseff permitir. A Rio+20 apenas abrirá caminhos, oferecidos pela ONU, para que tudo dê certo.


Maldita hipocrisia
Bruno Vicente Grando Monteiro – 9º A
     Em 1972 foi realizada a primeira conferência da ONU sobre o meio ambiente. Ela reuniu representantes de mais de cem países e dezenas de ONGs importantes para chamar a atenção para o fato de as ações humanas estarem trazendo perigo a nossa sobrevivência e ao meio ambiente.
     No final do evento supracitado, foi divulgada uma declaração de princípios de comportamento e responsabilidade que deveriam conduzir as decisões em relação ao meio ambiente, porem, mesmo 40 anos depois, não é possível detectar nenhum rastro ou consequência de tal declaração como se a mesma houvesse sido feita apenas para manifestar uma pseudopreocupação de nossos representantes em relação ao meio em que habitamos.
     Raramente a população brasileira toma conhecimento de que “ações verdes” estão sendo tomadas pelo governo, e “coincidentemente”, tais raras ocasiões sempre ocorrem em épocas de propaganda eleitoral. Porém, o governo esconde outras ações que vão totalmente contra o que está sendo pregado por eles mesmos.
     Aparentemente, essa hipocrisia terá um fim apenas quando pessoas começarem a morrer em massa em decorrência do aquecimento global ou quando a população resolver se levantar contra toda essa ladainha repetitiva.
 
Anterior                                                                                                                                    Próximo