sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ambição imprudente
Beatriz Akemi Onishi Fuziharo – 9º C

Nos dias de hoje muitos falam em sustentabilidade, principalmente pelo fato de que em menos de um mês o Rio de Janeiro sediará a Rio+20, mas nem todos entendem o que isso significará já que a maioria da população não tem acesso à informação. O Rio+20 será uma conferência onde países do mundo inteiro irão discutir sobre desenvolvimento sustentável.
De acordo com a Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos ), o governo brasileiro mostra certa ambiguidade em relação ao tema, já que por um lado acena com o corte de emissões de gases que causam o efeito estufa na Cop-15 em Copenhagen, faz um discurso emocionante para o mundo que assim espera soluções em relação a essa questão, mas a Terra do Futebol mostra descaso ,construindo usinas nucleares e hidrelétricas monstruosas que devastam florestas,tiram o habitat natural dos animais e liberam uma grande quantidade de gases tóxicos ,provenientes da queima de árvores e outros,poluindo o planeta e adoecendo milhões de pessoas que muitas vezes não têm assistência médica.
Assim sendo, é inevitável informar a população sobre sustentabilidade, já que todos devem contribuir. A ignorância em falar sobre um mundo verde sem falar sobre gente vivendo de forma digna, longe da miséria e da fome é grande no Brasil. Os governantes têm como único objetivo ser “verde”, não importando se para ganhar esse “título” terá que corromper seus “princípios ambientais”. Já que em primeiro lugar é necessário respeitar o ser humano, para que este possa respeitar o meio ambiente, as nações modernas jamais irão alcançar sua meta ambiental, pois a questão social foi abandonada há décadas pelos governantes.

Cúmulo da contradição
Ricardo Keniti Ishida – 9º C
                        Ultimamente, devido ao medo de que o mundo possa acabar daqui a alguns anos, diante de tantos ataques humanos contra a natureza, muitos grupos ambientais estão surgindo e as pessoas estão cada vez mais se conscientizando à respeito desse problema. E nisso, será realizada a Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, a Rio +20, um evento que já foi realizado em 1992, que visa à renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.
                        Esse projeto, porém, apresenta uma hipocrisia notável, pois prometem apoiar as questões ambientais, só que muitas vezes as soluções encontradas podem prejudicar ainda mais o meio ambiente, como é o caso da construção de usinas hidrelétricas para produzir energia, que causa grande impacto na natureza.
            Outro problema é que o conceito de economia verde foi definida como, basicamente, no investimento da tecnologia na redução dos gases que destroem a camada de ozônio. Contudo, estudiosos perceberam que isso gera uma dependência da iniciativa privada, que criaria mecanismos que promoveriam indústrias mais verdes.
                        Assim sendo, a finalidade do evento é extremamente importante para a preservação do meio ambiente, mas para podermos criticar outros países, devemos, primeiramente, nos tornarmos o exemplo.